Com todo respeito ao adversário, o Mônaco respeita e sempre respeitará o Corinthians e todos os adversários que for enfrentar, mas hoje o sentimento é de frustração por não ter obtido a vaga a final da Copa Farroupilha 2010, após uma brilhante campanha, com números extraordinários e surpreendentes, ao longo da competição foram 15 jogos, 10 vitorias e 5 empates, apenas 11 gols sofridos e 29 gols feitos, fomos eliminados de forma INVICTA. Confesso que quando buscamos o empate de forma heróica, fazendo o segundo gol aos 40 minutos do 2º tempo e buscando o empate aos 46 minutos, eu tinha certeza de que não tínhamos mais chances de ficar de fora da grande final... Numa decisão por pênaltis não se acha erros nem se acha culpados, o que prefiro pensar hoje é que fomos dignos, leais até o final do jogo e a certeza de que temos um verdadeiro grupo de guerreiros, formando um time de alto nível de competição e que com certeza estará sempre em torno de grandes decisões. Ninguém deve baixar a cabeça, e sim sair de cabeça erguida e se orgulhar por fazer parte do Mônaco. Desde já agradecer a todos que fizeram parte do grupo da Copa Farroupilha 2010, dizer que todos foram brilhantes, seja ajudando dentro de campo, como fora de campo também, a união que mostramos durante toda a competição, os churrascos pós jogo e a certeza de que para a Copa UEFA estaremos ainda mais focados e determinados, mas agora não tenho mais palavras, apenas lagrimas...
Nesta terça feira o Mônaco confirmou a sua participação na Copa UEFA 2010. A UEFA será nos mesmos moldes da Copa Farroupilha.
Huracan, ABC, Barcelona, Deportivo Poa, Millonarios, Corinthians, All Blacks, Pampa, Aliança, Guliver e Macabi tambem estão confirmados, assim formando as 12 equipes participantes.
A equipe alvi rubra participa da competicão desde o ano de 2005, mas foi em 2009 que o Mônaco conseguiu obter sua melhor colocacão na competicão e ficou com o vice campeonato após empatar em 2 x 2 no tempo normal e perder o titulo nos penaltis para a boa equipe do Barcelona.
O Mônaco tem para a UEFA 2010 a pretencão de ser campeão. Contamos com a forca e união do forte grupo para conseguir chegar a mais uma final e desta vez conseguir erguer o caneco de campeão, e claro, a cada ano fortificar e consolidar ainda mais a amizade de todos.
Vitória sobre o All Black`s garantiu presença do Alvirrubro entre os quatro melhores da competição. Pela última rodada da segunda fase da Copa Farroupilha o Mônaco entrou em campo sabendo da necessidade de um resultado positivo (empate ou vitória) para passar às semifinais da competição. Todavia, todos sabiam das dificuldades que seriam impostas pela excelente equipe do All Black`s. E não foi diferente. Na etapa inicial, mesmo com maior posse de bola e com o controle das ações do jogo o Mônaco esbarrava na ótima marcação do adversário, que saía perigosamente em rápidos contra-ataques. Aos poucos, algumas oportunidades de gol foram aparecendo para o Alvirrubro. Destaques para a linda bicicleta do centroavante Vinicius que encobriu o travessão, para um petardo de perna esquerda do volante Diozel que lambeu o poste direito do goleiro adversário e para um pênalti escandaloso sobre o lateral direito Beiço, omitido pela arbitragem. Apesar das oportunidades criadas o placar não se alterou e o primeiro tempo acabou mesmo em 0x0. Veio o segundo tempo e o jogo não mudou muito de figura. A forte marcação por parte de ambas as equipes e a incansável disputa pela bola no meio de campo ocupavam o lugar das oportunidades de gol. Oportunidade que apareceu para o Mônaco depois de um belo lançamento do volante Leandro, que o meia Fê conseguiu amparar no peito já dentro da grande área, mas que acabou desperdiçando ao chutar a bola por cima do gol de perna direita. Aos poucos o Alvirrubro foi encontrando mais espaço para jogar pelos lados do campo e insistindo nos cruzamentos. E foi assim, que após cruzamento do lado esquerdo, o centroavante Vinicius se antecipou ao defensor adversário e foi derrubado antes mesmo que pudesse finalizar para o gol, pênalti. Coube ao meia Fê executar com perfeição a cobrança e abrir o escore, Mônaco 1x0. Com a vantagem no placar a equipe ainda melhorou passando a criar mais oportunidades. Destaques para uma cobrança de falta do meia Fê que tirou tinta do travessão, da tentativa de gol olímpico do meia Dé que assustou o goleiro adversário e de belas jogadas individuais protagonizadas pelos atacantes Léo e Zílio, que infelizmente, acabaram sendo desperdiçadas na finalização. Próximo ao final da partida, o goleiro Borjão ainda foi exigido e mostrou-se seguro como sempre ao realizar excelente defesa em um chute perigosíssimo de fora da área, dando números finais a partida e garantindo a importante vitória. O Mônaco entrou em campo com Borjão, Beiço (Noli), Alemão, Dadá (Guga) e Biro (Alex). Diozel, Leandro, Dé (Célio) e Fê. Girlei (Léo) e Vinicius (Zílio). Com a vitória o Mônaco garantiu o primeiro lugar em seu grupo e na Semifinal irá enfrentar o atual campeão Corinthians Gaúcho no próximo sábado (17/07), em horário à confirmar. Promessa de mais um jogão de bola valendo vaga na decisão!!!
Depois de um primeiro tempo irreconhecível, equipe alvirrubra buscou o empate com muita garra e determinação.
Duas semanas sem jogos? Grande número de desfalques? Mau desempenho técnico? Méritos do adversário? Ao final da primeira etapa muitas eram as perguntas e poucas as respostas para a pior atuação do Mônaco na Copa Farroupilha. A equipe se mostrou desconcentrada, desinteressada e apática, tornando-se presa fácil para a armadilha da boa equipe do Gaudério. Respeitando o Mônaco, marcando forte com todos os jogadores em seu campo de defesa e jogando no erro de um alvirrubro sem inspiração, o Gaudério não demorou para abrir o placar. Após cobrança de escanteio no primeiro pau, a bola desviou na desatenta defesa do Mônaco, gol contra e 0x1. E o que parecia ruim ficou ainda pior. O Mônaco acusou o golpe e se desestruturou em campo. Foi então, que em um rápido contra-ataque armado após um escanteio a favor do alvirrubro veio o segundo gol adversário, 0x2. Assim, terminava o pesadelo, ou melhor, o primeiro tempo.
No entanto, veio o intervalo. E com ele, depois de uma longa conversa os jogadores cobraram entre si outra postura em campo e, principalmente, atitude. E o que se viu no segundo tempo foi realmente isso, uma mudança na atitude. Mesmo sem o brilhantismo técnico ou a superioridade tática demonstrada em outras atuações a equipe foi valente. Passou a pressionar o adversário em seu campo de defesa com muito empenho e determinação. Até que por volta dos 20 minutos da etapa final, iniciou a reação no placar. Depois de boa jogada do excelente meia Dé pelo lado esquerdo de ataque, o cruzamento veio em direção ao peito do centroavante Vinicius, que ao tentar o domínio foi desarmado pelo goleiro adversário, felizmente a bola sobrou na marca do pênalti para o zagueiro Alemão empurrá-la para o fundo da rede, Mônaco 1x2.
A partir daí o empate era questão de tempo. A pressão se intensificou e a equipe retomou a confiança, no entanto começou a desperdiçar muitas oportunidades de gol. Pelo menos quatro chances foram criadas com Alex, Vinicius, Abel e Zílio. Na mais incrível, depois de uma bela combinação entre Noli e Abel pelo lado direito o cruzamento encontrou o centroavante Vinicius que chutou, a bola bateu em uma das traves e entrou no gol. Todavia, nem o árbitro, tampouco seu auxiliar, com visão encoberta validaram o gol. E assim, quando a partida já se encaminhava para o final, a insistência finalmente foi coroada. Em outra jogada do incansável meia Abel pelo lado direito, o cruzamento encontrou dessa vez o zagueiro Alemão, que na linha da grande área escorou de cabeça para o centroavante Vinicius acertar um belo e indefensável chute de perna direita, 2x2.
Após o apito final o Presidente Dadá declarou: “Vimos o pior e o melhor do Mônaco num jogo só. Um primeiro tempo desanimador, e um segundo tempo emocionante”.
O Mônaco foi a campo com Borjão, Beiço (Noli), Alemão, Leandro e Alex. Ítalo, (Dada) ,Dé, Abel e Léo (Zílio). Raúl e Vinicius. Com destaque para o retorno de Dada à Zaga, retornando depois de quase três meses lesionado.
Com o importante ponto conquistado pelo empate o Mônaco foi a 4 pontos e só depende de si para passar às semifinais da competição (empate ou vitória). No próximo sábado, dia 10/07, às 12hrs a equipe terá outra pedreira pela frente, o All Black’s. Promessa de mais um excelente jogo de futebol.